ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO BAHIA DA NOVA
PROJETO MEIO AMBIENTE
Justificativa:
A perceptiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectivas contribuiu para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade, em que todos devem participar. Justificando for tanto a constrição e aplicação de projetos de estudos para que comunidade e alunos encontre mídias preventivas e corretiva.
Introdução:
A colonização predatória do homem sobre a terra alterou profundamente o meio ambiente no último século e meio, e colocando em riscos o futuro da sua espécie, principal agente dessa transformação e das demais espécies que com habitam o planeta.
A reversão desse quadro assustador começa necessariamente coma tomada de consciência sobre a gravidade dos problemas, papel que ninguém melhor que a escola pode desempenhar na formação dos cidadãos.
Diante de tais circunstancias, surge desejo de uma reflexão crítica e o interesse na elaboração de um projeto de intervenção referente a conscientização do meio ambiente enquanto responsabilidade humana, também para apresentar a disciplina de Educação Ambiental e a importância cultural da afirmação do homem como o Senhor de sua vida é magnífica. No entanto, ao transferir a soberania do monarca para o homem, este começou a se sentir capaz de exercer seu domínio sobre a natureza. Este divórcio entre o homem e o meio ambiente trouxe graves consequências para a qualidade de vida da população e para a integridade planetária.
Partindo do pressuposto que a escola tem a responsabilidade de proporcionar aos alunos uma nova conseqüência que leva as novas atitudes em relação á preservação ambiental no espaço escolar. Aos poucos foi se aumentando as preocupações com o meio ambiente.
Em 31 de Agosto de 1981 é sancionada a lei 6.938, que dispunha sobre a política nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismo de formulação e aplicação. Ela se torna importante instrumentos de amadurecimento e consolidação da política ambiental no País. Na conferência Internacional sobre Educação e Formação Ambiental, realizada em Moscou é convocada pala Unesco, em 1887, concluiu-se a necessidade de introduzir Educação Ambiental nos sistemas educativo dos Países (Pedrini, A.G> 1997:37).
A educação Ambiental não pode ficar restrita as quatro paredes da escola. Professores e alunos devem levar as temáticas ambientais para o conhecimento da comunidade e preocupar interferir nas soluções dos problemas ecológicos locais.
Segundo Genebaldo Dias (1980), as principais causas dos problemas ambientais não está caracterizando-se, essencialmente, como uma pratica que tem por fim apoiar e reorientar os processos de ensinar centrado na Educação Ambiental.
Não deve, portanto, segundo os PCNS, se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracasso do aluno, mas compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar, direcionar e reorientar a intervenção pedagógica.
A avaliação é parte do processo ensino aprendizagem. Ela incide sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho do aluno, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimentos e desenvolvimento de dimensionamento de conteúdos, práticas pedagógicas, condições em que se processam o trabalho escolar e as próprias formas de se avaliar o processo.
Objetivo Geral:
Pesquisar registrar e atuar no combate aos elementos poluídos do ar nos bairros Kadija e Patagônia fazendo interferência deste ambiente escolar.
Objetivos Específicos:
• Integrar as diversas áreas de estudo ao conhecimento do Meio Ambiente
• Conhecer e Combater os elementos poluidores que interferem no ambiente escolar e na comunidade.
Público Alvo: Alunos do Ciclo I e II
Resposta de Metodológica:
• Pesquisa de Campo e bibliografia;
• Leituras diversas;
• Tabulação de dados;
• Música;
• Exploração de historias;
• Produção de cartazes;
• Produção de jogos;
• Exploração de filmes ;
• Organização de seminário com pais e comunidade;
• Pintura, colagem, recorte;
• Reconto de fatos observados no ambiente;
• Roda de conversa.
• Culminância Desfile em defesa do Meio Ambiente.
Avaliação:
A proposta de avaliação deste projeto deve ser entendido como um processo inerente à ação educacional, isto é, uma atividade continua que atenda as diferentes funções de promover sentido ao processo de ensino-aprendizagem.
Referencias:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente Saúde – Brasília, 1997.
DIAS, Genebaldo Freire, Educação Ambiental. Princípios e Práticas, 5ª edição – São Paulo: Global, 1998.
MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E CODADANIA. Desafios para as ciências. 2ª Edição: Editora Cortez. Vários autores. Vozes, 1997.