quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Projeto Cantinho da Leitura

Heleni Ferreira Santos
Projeto: “Cantinho da Leitura”
Série para execução: ( 1º e 2º ano do Ciclo II)

Temas envolvidos:
Leitura ,produção , interpretação e escrita

Mídias envolvidas:

TV, vídeo, rádio , jornal, revistas, contos e internet.


Apresentação:

Estudos tem demonstrado que as crianças que lêem mais, rapidamente também entendem melhor o que ouvem. Isso porque a fluidez na leitura está relacionada com o desenvolvimento de agilidade mental e superação de práticas mecânicas inadequadas de aprendizagem da leitura. Conclui-se que deve ser empregado para que os educandos se desenvolvem não só na leitura informativa, mas também na dimensão do uso da linguagem em todas as suas formas; para que as crianças saibam resolver problemas que as levam a manejar cada vez melhor o discurso informativo – cientifico e seus subgêneros usando e conhecendo suas peculiaridades.
A leitura é mais eficiente quando os leitores conhecem as convenções, as características, o tipo de estrutura própria do texto cuja leitura vai iniciar. Para Carvalho o bom leitor não se faz por acaso. Quase sempre é formado na infância, antes mesmo de saber ler, através do contato com a literatura infantil e de experiências positivas no inicio da alfabetização
Deste modo, disponibilizar em sala de aula variedades de gêneros literários para as crianças desenvolver e valorizar a diversidade de textos que dão um sentido social a prática da leitura e da escrita dando um sentido na vida social das crianças.
Ler significa inteirar-se do mundo, com certeza a necessidade de leitura é muito grande


Objetivo geral:


 Criar na sala de aula um espaço específico para utilização da leitura , para que os alunos possam interagir debaterem e analisarem a importância da leitura na vida social do educando na construção do conhecimento e potencializando o uso crítico e criativo como forma de expressão oral, escrita, bem como a produção de diferentes textos: literários, informativos ,poéticos, contos, revista em quadrinhos, entre outros.


Objetivos específicos:


 Proporcionar ao aluno momentos de leitura para melhoria da produção e escrita.
 Adotar no dia-a-dia da escola, hora do conto.
 Despertar no aluno o prazer pelo ato de ler.
 Disponibilizar variedade de gêneros literários apresentando suas particularidades.
 Apresentar o livro como fonte de conhecimento e descoberta.
 Focar a leitura como fonte de construção de cidadania.
 Destacar as funções sociais da leitura e da escrita na utilização das TICs.
 Ensinar a criança a ouvir e relaxar na dinâmica da leitura oral.
 Enriquecer o vocabulário e conhecimento dos alunos.

Justificativa:
No atual contexto social, percebemos o quanto a leitura tem um papel importante na sociedade. Ela é um dos meios mais importantes para a aquisição do conhecimento. Muitas vezes, a leitura só possui um espaço na vida das pessoas quando aparece a necessidade em ocupá-la. Para que não aconteça buscamos trabalhar com textos lúdicos que desperte nas crianças o prazer pela leitura, e que ela torne-se um instrumento indispensável no cotidiano das mesmas.
Com tantos acontecimentos novos, é necessário que estejamos sempre atualizados com todas as informações que são as notícias e por isso devemos despertar nas crianças a curiosidade , estimulando as mesmas a criar o hábito de ler sempre.
Percebe-se que a escola passa a ser mais que nunca um espaço de produção do conhecimento, de formação do cidadão para atuar na sociedade em que está inserido e para isso nada melhor que trabalhar com projetos que viabilize a leitura, objetivando a aprendizagem significativa em relação aos leitores. No entanto, não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. O importante é que o material escrito apresentado seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Com certeza, uma criança que desde cedo tem sua casa cheia de livros, onde seus pais lêem constantemente, e que vive neste contexto aprimora muito mais seu dialeto, ao contrário da criança que não tem familiaridade com livros, cadernos, lápis, jornais, revistas e computadores.
Para integrar os diferentes textos de leitura na sala de aula utilizando mídias estamos integrando novas formas de aprender e ensinar. Para isso torna-se necessário um currículo flexível, que permita aos profissionais da educação inserir os novos recursos, padejando atividades adequadas com as ferramentas tecnológicas

Problema/questão a ser desenvolvida/investigada:
Vivemos em um mundo, onde a comunicação através da leitura está cada vez mais ocupando espaço nas relações humanas presenciais, tanto no espaço lúdico, cultural ou de entretenimento. Daí a necessidade de elaborar um projeto enfocando a importância da leitura na escola levando os alunos a perceberem novas possibilidades de inserir a leitura no seu cotidiano.
Público a ser envolvido:
Professores e alunos,da escola. E em especial a classe que atuo com os alunos do 2º ano do ciclo II, todos com participação ativa nas atividades.

Metodologia:
Serão desenvolvidas atividades que visem uma maior utilização da leitura tanto em sala de aula como em outros espaços, tornando o aluno consciente da importância da leitura para a vida social.
Dialogar com os alunos sobre a finalidade da leitura; organizar na classe uma roda para que os alunos exponham seus conhecimentos sobre os diferentes gêneros textuais, distribuindo alguns textos para os alunos e permitindo que os mesmos explorem a publicação. Encolher um conto e pedir para um aluno ler e depois comentar o que leu; Incentiva a leitura de todo material exposto propondo aos alunos o revezamento dos mesmos até que leiam todos; trabalhar com leitura e interpretação de músicas e histórias, utilizando o microsystem, TV, vídeo para melhor entendimento dos alunos; utilizara de várias fontes de leituras como: jornais, revistas, contos, poemas, literaturas, entre outros para subsidiar os alunos na produção de seus conhecimentos
Como tarefa de casa deverão assistir a programas de TV e rádio (noticiários, novelas, desenhos animados, propagandas, etc), e trazer situações que destacam a importância da leitura . Em outra oportunidade, compartilharão com os colegas de forma oral, o que viram/ouviram com relação ao tema e a fonte onde assistiram.

Resultados esperados:

Que o aluno seja capaz de:
- Perceber diferentes tipos de leituras nas situações de convívio.
- Usar o conhecimento que tem sobre as leituras como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e textos na busca de solução de problemas.
- Compartilhar as leituras feitas das diferentes obras lidas com os colegas.
- Participar de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
- Elaborar testos escritos para explicitar o que aprendeu.
- Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas.

Tempo previsto para conclusão:
30 dias.

Critérios de avaliação:

A avaliação será feita através da participação efetiva dos alunos no decorrer das atividades, bem como, o seu empenho e interesse nas leituras, mostrando curiosidade pelas informações contidas nos texto. Também será avaliado as estratégias de leitura utilizadas pelo s alunos e sua participação oral e escrita , individual e em grupo.

Forma de socialização das produções:

Confecção de livros e faixas, textos e outras formas de manifestação do
pensamento como: gravuras, desenhos, frases, etc. para expor no mural da
escola, convidando as pessoas a participar do “Cantinho da Leitura”
Montagem um livro com as fatos recolhidos pelos alunos e apresentar para outras turmas.
Produzir textos para serem expostos no pátio da escola sobre as leituras realizadas.
Exposição dos trabalhos realizados em mural.


Referências bibliográficas:

FREIRE, Paulo. MACED Donaldo. Alfabetização, leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

SILVA, Maria Alice S. Souza. Construindo a leitura e escrita. Reflexões sobre uma prática alternativa em alfabetização. Série educação em ação 3ª Ed. São Paulo Editora Ática, 1991.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

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